Historial

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Share this history on :

O Início

Clube com 107 anos de existência, foi fundado em 1 de Agosto de 1903 por um grupo de ingleses, colaboradores de uma fábrica Inglesa, a Graham, que se associaram a outros Portugueses residentes na área Ocidental do Porto.
A designação de então foi "Boavista Footballers", tendo a partir de 1910 adoptado a actual - Boavista Futebol Clube - após uma cisão com os elementos ingleses, que pretendiam jogar aos sábados (prática corrente em Inglaterra) mas que não se adaptava ao nosso país, já que o sábado era um dia normal de trabalho.
Em 11 de Abril de 1910 é inaugurado o estádio de então, no local das actuais instalações.
Segundo elementos históricos, o Boavista Futebol Clube foi o primeiro clube em Portugal a introduzir esta modalidade, que é o futebol, tendo inclusivamente sido o primeiro clube a constituir-se como profissional, em Janeiro de 1933.

Em 1972, o Estádio sofre uma profunda remodelação, com o arrelvamento e construção de novas bancadas, que proporcionaram melhores condições, num projecto que envolveu muitos dos seus destacados e carismáticos dirigentes de então, onde já perfilavam Olímpio Magalhães e Valentim Loureiro distinguidos posteriormente com o título de Presidente Honorário.
É a partir dessa década que o clube dá um salto decisivo no seu crescimento desportivo e infraestrutural, conquistando até à data 1 Campeonato da I Liga, 5 Taças de Portugal e 3 Supertaças.
É também na década de 70 que o Boavista inicia a sua epopeia nas diversas competições da UEFA, tendo, até à presente data, marcado 26 presenças e disputado 111 jogos.
Assim nasceu uma nova era denominada de Boavistão, liderada por Valentim Loureiro, que com a sua sagacidade e inteligência, transformou e criou as condições para a projecção actual do clube, por todos reconhecida.

Sucedendo em 1997 ao pai, Valentim Loureiro, João Loureiro, imprimiu ao clube uma dinâmica traçada por objectivos precisos, assentes em investimento, nos equipamentos desportivos e na politica de gestão do futebol.

O Boavista Futebol Clube iniciou a construção do "Estádio do Bessa Séc XXI" em Junho de 1998, com capacidade para cerca de 30.000 espectadores. O novo estádio foi projectado para ficar concluído no ano do Centenário do clube e foi palco de vários jogos do Euro 2004.
No ano de 2000, o clube iniciou uma estratégia de constituição de um grupo empresarial desportivo. Formou uma S.G.P.S. e uma sociedade anónima desportiva (SAD), para gerir todo o futebol (profissional e formação), e logo no seu primeiro exercício desportivo conquistou brilhantemente para o clube o seu primeiro Campeonato Nacional da I Liga de Futebol, tendo estado presente na 2º fase da Liga dos Campeões em 2001/2002, e na meia-final da Taça UEFA em 2002/2003.

Em 2007 é Joaquim Teixeira quem sucede a João Loureiro, uma presidência marcada por grandes problemas, muito por culpa da crise financeira que o clube atravessa. Pouco tempo depois, em 2008, foi eleito o actual Presidente Álvaro Braga.

O Boavista Futebol Clube, clube eclético com 16 modalidades em actividade, e com cerca de 24.000 associados, é hoje um pólo gerador de desporto, de e para todos, independentemente da idade, sexo, raça ou religião.

A Inauguração
A inauguração do Campo do Bessa fez-se com pompa e circunstância e as equipas evoluíram debaixo do olhar atento de elegantes senhoras. Foi igualmente uma das primeiras exibições do "novo" Boavista Futebol Clube, que nasceu do "velho" The Boavista Footballers.

Eis os seus componentes (da esquerda para a direita): Richard (Dick) Lowe, Ângelo Seixas, Manuel R. Morais, Alfredo Pinheiro, João Mota, José C. Azevedo, José A. Correia, Francisco Bastos, Sebastião Alvelos, Luís Peixoto Guimarães e Moura Borges.

Os Equipamentos
1.º Camisa preta e calção branco.
2.º Camisa às riscas verticais pretas e brancas e calção preto.
3.º Camisa azul, vermelho e branco e calção preto.
4.º Camisa xadrez, calção preto e meia branca.

Os axadrezados... 

Artur Oliveira Valença, presidente na época, proprietário do jornal desportivo "Sports" e promotor de espectáculos desportivos, numa ida a França, observou uma equipa de futebol a jogar a jogar com camisola xadrez. Como a mesma respondia às cores preto e branco do Boavista, decidiu fazer a sua introdução no clube como o seu Equipamento oficial, que se mantém até hoje.
E assim nasceram os axadrezados...

O Símbolo
A evolução do símbolo do Boavista
ART.º 5.º DOS ESTATUTOS
Distintivos
O Boavista Futebol Clube adopta para o seu símbolo um escudo, rectangular, cujo campo é formado por treze quadrados pretos e doze brancos, dispostos em xadrez, encimado por uma faixa, de cor preta com as iniciais B.F.C., em branco, e uma coroa doirada, igual à que era usada no antigo brasão da Cidade. O escudo significa a muralha contra a qual se quebram o ímpeto e a valentia dos adversários, e a coroa o compromisso de bem honrar esta "Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto".

Fonte: Site Oficial Boavista FC
Imagens: Site Oficial Boavista FC