Este sábado teve lugar em Santo Tirso o XVII Grande Torneio de Karate Kumite da Vila das Aves. Como tínhamos avançado o Boavista esteve presente nesta competição com vários atletas, entre eles, o vice-campeão regional José Pedro Machado.
O atleta do escalão de juniores, foi eliminado na 1ª ronda de Kata (prova técnica) frente ao forte adversário do GC Vilacondense, Rui Morais. Na prova de combate (Kumite - 68 kg), José Pedro abre a prova com o atleta do KFC, Ismael Silvestre, tendo dominado todo o combate e mantendo uma vantagem de 2 pontos. Já perto do final, um erro do atleta axadrezado permite ao adversário um empate levando o confronto para prolongamento. No prolongamento o nosso atleta não foi capaz de tomar as melhores decisões estratégicas, acabando por permitir ao adversário obter mais um ponto, que este geriu até ao final do tempo. Foi uma pena que o atleta boavisteiro não tenha seguido em frente com um adversário que estava ao seu alcance.
À semelhança do que aconteceu com o colega, José Pedro, no escalão de cadetes, a Pantera Raquel Barros, perdeu na Kata, frente à forte adversária do Clube de Karate da Maia, Patrícia Carvalho.
Na prova de combate (Kumite - 54 Kg), coube à nossa atleta defrontar a melhor atleta da prova, Jessica Almeida, do Aguçadourense. Raquel Barros manteve-se muito concentrada até ao final do combate e, apesar da derrota por 3-0, conseguiu evitar que esta fosse mais expressiva, dado o desnível entre atletas. Na repescagem a atleta axadrezada eliminou a atleta do IC, Patrícia Araújo, por desclassificação desta última após diversas faltas de controlo. Na ronda seguinte, que daria acesso ao 3º lugar, não conseguiu pontuar frente à atleta Liliana Cruz (Barcelos), terminando o prolongamento empatada. A decisão da arbitragem acabou por favorecer a atleta de Barcelos, ficando a nossa Pantera em 5º lugar da prova.
No escalão de Juvenis, destaque para João Diogo Machado que entra muito bem na Kata, eliminando o seu adversário, Guilherme Aleluia, por 4-1, com kata Heian Go Dan. Na volta seguinte, frente ao atleta do CPVI, Rodrigo Gouveia, João Diogo acaba por perder de forma muito injusta por 3-2. Apesar de uma kata mais avançada e executada de forma muito superior, só poderemos compreender tal decisão com uma lamentável distracção da arbitragem.
Na prova de combate (kumite - 45 Kg) a nossa Pantera volta a entrar muito bem com uma vitória por 1-0 frente ao atleta do GC Vilacondense, Paulo Alves. Na ronda seguinte, frente a José Fonseca (Vila das Aves), o combate termina empatado. A decisão dos árbitros acaba por ser favorável ao karateca Avense, dada a maior iniciativa que demonstrou ao longo do combate.
Também no escalão de juvenis, Gonçalo Pimentel inicia-se muito bem na kata, eliminando Pedro Santos por uns expressivos 4-1. Na ronda seguinte é eliminado pelo forte adversário do Clube de Karate da Maia, Luís Vandermuren.
Na prova de combate (kumite -45 Kg), participando pela primeira vez, Gonçalo Pimentel não conseguiu ultrapassar o seu adversário, André Sapina, sendo eliminado na 1ª ronda por 3-0.
Ainda no escalão de juvenis, Henrique Cardoso, estreia-se na prova de combate (kumite +45 Kg), com a sua primeira vitória, conquistada frente ao atleta do CPIV, Ricardo Bateira, por decisão de arbitragem (hantei). Na prova seguinte o combate termina também empatado, com o adversário André Vieira. Desta vez a decisão de arbitragem não lhe foi favorável e o atleta axadrezado termina a prova eliminado à 2ª volta.
Foi uma boa experiência para os atletas Axadrezados que começam a ver o seu trabalho a dar frutos, agora com um pouco de paciência, as vitórias começarão a aparecer! FORÇA PANTERAS!